quarta-feira, 21 de maio de 2008

Momento Lúdico

Peço licença, ao meu picapauzinho, para falar de uma fantasia nossa, espero que ele não se importe por eu estar a falar nessas intimidades.
O caso é que ficou combinado para o nosso próximo encontro nos confortarmos num eletrizante jogo dos pauzinhos!!!!


Este jogo tem sua origem controversa: derivaria do jogo indiano chamado "Jonchet", sendo que tal jogo é descrito no livro "Diálogos de Buda", que teria sido escrito no século V a.C. Outra hipótese, é que o jogo teria suas origens no jogo "Mikato", ou "Spillikins" ou "Spelicans", jogo chinês, no qual as "varetas" seriam feitas de marfim. Outra versão, diz que a origem foi no Japão. O seu nome derivaria do pauzinho azul que originalmente tinha a maior pontuação e que se chamava Mikado (imperador em Japonês). Sendo o seu nome original Tsuchimikado.

O que sei é que em Portugal se chama Mikado, e no Brasil, sabe-se lá o porquê chama-se Pega-Varetas....ehehe... Outra diferença é que em Portugal a vareta branca é a mais poderosa, e no Brasil a vareta poderosa é preta. Que coisa, hein?!

É um jogo que desenvolve habilidades como a coordenação motora nos movimentos finos, e a paciência, pois consiste em apanhar cada vareta sem mover qualquer outra. A vareta poderosa pode ser usada por quem a possui para ajudar a apanhar as demais. O jogo tem início quando um dos jogadores junta todas as varetas formando um maço, soltando-o em seguida, sob uma superfície. Posteriormente, vai pegando uma a uma sem que se movam as restantes. O jogador que fizer outra vareta mexer, deixa a que estava tentando pegar, o jogo prossegue com outro jogador. E depois se contam os pontos referentes às cores das varetas que cada um apanhou. Há variações na forma de jogar. Pode-se pré-estabelecer um tempo para cada jogador e ver quem fez mais pontos, por exemplo. Até aí não há novidades.

Quanto as nossas regras, bem, acho que vamos fazer um torneio, melhor de 3 ... e o vencedor será o Imperador ou Imperatriz por uma noite e aí terá direito a demonstrar outras habilidades, as quais, prescindem de comentários porque estamos num blog familiar e este é um post lúdico!


Se foram os chineses , japoneses, ou indianos , que inventaram esse jogo, não sei, só sei é que portugueses e brasileiros tem criatividade para reinventá-lo a seu bel prazer!!!

Quem será que vence? Brasil ou Portugal?

No Zero à Zero é que não ficamos!!!

3 comentários:

Zé Maria disse...

Mmmmm,,, e depois o "perverso sou eu?", o "maldoso sou eu?" né mori???
Esse joguinho deixou de ter qq importancia no aspecto de saber quem ganhará ou perderá, após tal proposta ludica nocturna. A demonstração de "OUTRAS" habilidades sem comentários, mais que penalties certeiros, nunca conseguirá determinar o perdedor e sim seremos ambos vencedores, independentemente de quem ganhe ou perca o joguinho, né???
Aceito o desafio, certamente, à partida mentalizado para ganhar ou perder, pois ambos os resultados serão vitoriosos para ambas as partes!!!!
Beijinhos desempatados, JM

ShiningMoon disse...

Olá!
Obrigado pela visita e comentário.
Que saudades de jogar Mikado!!!
Ainda guardo o meu, só não sei se está completo...

Zé Maria disse...

Shinning Moon. Nós que agradecemos tua visita e esperamos possas voltar. É mesmo? Ainda guardas o teu antigo Mikado? Que delicia de joguinho bom, não é?
Puxa, q mãos de fada tens p os teus bordados, parabéns, e votos de otimos negocios, mereces.
Abraço, JM