quinta-feira, 18 de junho de 2009

Feira Medieval de Silves


De todas as maravilhas que conheci na viagem a Portugal, com o meu picapauzinho, sem duvida, a que me deixou extasiada foi a Feira Medieval no Castelo de Silves. A historia de Silves - na região do Algarve - remonta a pré-historia com os fenícios, com posterior ocupação na Idade Média pelos romanos e a partir do século VIII invasores muçulmanos edificaram a fortificação de Silves (então as- Shilb ). Em 1053 Silves foi conquistada por Al-Mu’tadid Rei de Sevilha, seu filho Al-MU’tamid, ao lado de Ibn Ammar, um poeta local, haveria de imortalizar esta cidade, com seus belos poemas, dos quais se destaca a célebre “ Saudação a Silves”. Em 1189 inaugura-se um novo capitulo a historia da cidade quando esta é atacada por D. Sancho I de Portual e depois de uma luta aguerrida e a cidade cercada, os muçulmanos renderam-se pela sede. A conquista pelos cristãos foi alcnçada por D. Paio Peres Correia, entre 1242 2 1246 , antes da consquista definitiva do Algarve por D, Afonso III, em 1269. Este pouco de historia é para explicar, que estes marcantes, ocorridos na Idade Media, são representados em 9 dias da Feira de Silves, com muita fantasia, nas ruas no centro historico, dentro das muralhas do Castelo, onde se pode respirar a atmosfera com caracteristicas particulares num ambiente recriado e unico. As muralhas sólidas e bem conservadas do castelo e caminho de ronda, que unem sete torres, é tudo construído em arenito vermelho (o “grés de Silves”).
Não posso deixar de contar que ficamos hospedados em Silves, nas casa dos nossos amigos, - ele brasileiro e gaucho ...ela, uma querida portuguesinha e mais as “crianças” - que formam uma famíla impecável e que nos recebeu de forma marvilhosa. Enfim, estavamos em casa! E quando chegamos ao Algarve no Domingo a tardinha, eles estavam justamente indo a tal feira e nos convidaram, e gostamos tanto que visitamos novamente na quarta-feira seguinte.Não dá para descrever só com palavras o clima da feira...portanto abaixo tem um videozinho que fizemos, que quero dividir com vocês....e entre as muitas fotos que tiramos , a Flama, um licor celta que bebemos, e que é servido sob uma ferradura...e a apresentação do bo da Corte divertindo o povo na praça - impagável, rimos muito!
Enfim, bôbos ficamos eu e o picapauzinho diante dessa viagem no tempo, inesquecível!!!
Para mim, foi a confirmação de que ja vivemos juntos em outra vida, nestes tempos medievais, risos...e foi, com certeza, uma vida feliz, tamanha foi a alegria que sentimos em “voltar” lá...
Ahh... a próxima Feira Medieval de Silves ocorre em Agosto de 2009 entre os dias 8 à 16, para quem quiser conferir esta maravilha...recomendamos!


2 comentários:

Anônimo disse...

Silves não é uma freguesia do concelho de Faro. Silves é uma cidade, a mais antiga cidade do Algarve. Era a capital do Algarve aquando da conquista pelos portugueses aos mouros. A Feira é um espectáculo, indiscritivel e unico, Obrigada pelo texto.

Borboleta Azul disse...

Anônimo...Agradeço a correção!
Confesso que a divisão administrativa de Portugal faz a maior confusão na minha cabecinha loira, podes crer!
Afinal é cidade, e adoravel diga-se de passagem...
Abraços.