quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O sabor da paixão

"O mundo é imenso!
Quanta coisa para ser vivida...
tantos lugares, pessoas a conhecer,
emoções a serem sentidas.
Quanta coisa ainda não fiz;
lugares que não vi,
comidas que não provei,
sabores,
perfumes que não senti..."


Não é trecho de nenhum best seller conhecido, ou filme! Trata-se de uma anotação minha que encontrei, de um insight que tive, em Dezembro de 2006, a cerca dos rumos que precisava dar à minha vida. Não sabia ainda, naquele momento, que começava mesmo a escrever o meu "best" ...
De lá para cá, me apaixonei, viajei, casei, conheci muitas pessoas maravilhosas, experimentei muitos pratos...especiarias novas....e, quando dei por mim, aquilo que "desejei", naquele dia, estava a acontecer!

Bem, e os coentros, que estão ali acima imagem a fazer? Ah, é que  eles funcionam, para mim, como um símbolo dessa nova vida. Das possibilidades, que muitas vezes perdemos por não nos abrirmos a nova experiencias. Sendo uma erva típica da culinária portuguesa, faz parte de quase tudo o que o mori cozinha - e, aqui na minha região é meio rejeitada - foi uma novidade, da qual eu tive que provar várias vezes e hoje amo, amo...até plantamos em casa, para garantir que nunca falte. 

E vocês, gostam de provar novos sabores?  
E costumam pôr no papel aquilo que desejam?

10 comentários:

Sergio disse...

É maravilhosa essa sua relação com a terra e seus frutos! Que alegria saber que o Coentro, que se serve para temperar milhares de pratos serve pra ti como símbolo do "tempero da paixão" com que puseste em sua vida. Celebremos a cada dia a Graça de comutarmos amor com nossa sagrada terra! Abç!

xandartes disse...

Olá,adoro coentros,não faltam cá em casa tambem.Gostei do teu poema,ainda por cima tudo se realizou,que giro.Parabens por tudo alcançado.Cá em casa os doces tambem não duram muito :)))
Jocas

lenalima disse...

Coentro !!! todos deviam pelo menos experimentar...minha irmã mora em uma fazenda perto de Campinas, e foi lá há 19 anos que conheci e provei esse tampero...amei!
uso sempre que posso , pois aqui em casa fazem cara de nojo, meu marido diz que é capim...
Coloco sim, todos os meus desejos na ponta do lápis, também experimento de tudo na culinaria.
a vida tem que que valer a pena!!!
obrigada por me seguir.
abraços!

Rafeiro Perfumado disse...

Costumo colocar no papel as ideias que me ocorrem, sejam desejos ou frustrações. Quanto aos coentros, são óptimos para temperar caracóis!

Sonia Otero disse...

Preciosa entrada y muy lindas las palabras para describir tus sensaciones. Me alegro de que vayas consiguiendo todos tus sueños.
Buenfin de semana!

Carmo disse...

Adoro coentros, utilizo-os em vários cozinhados, já para não falar numa deliciosa açorda. E na sopa? Uma delícia!!!!

Um beijo

Boa semana

Vero Kraemer disse...

Cris querida, li este post hoje e ganhei meu dia, quero dizer, noite!!! rs
Eu penso assim como você, mas havia me fechado muito para o mundo, e agora volto a me abrir.
Foi muito bom ler tudo isto, seus sentimentos, e também conhecer um pouco mais de ti!!!
Você é linda!!!
beijossss e uma semana abençoada pra vocês
Vero

Rafeiro Perfumado disse...

Eu uma vez comi um escaravalho, na Costa Rica, isso conta?

Cris de Sales Lobato disse...

Queridos,

Gostei de partilhar com vocês este "particular" meu...foi uma experiencia real e positiva minha que achei legal dividir! Obrigadinha pelos incentivadores comentários!

Rafeiro: O escaravelho é um simbolo do antigo Egipto que simboliza o renascer. Sonhar com um escaravelho, pode significar que necessitas ser libertado do teu excessivo racionalismo (Jung)!
Já agora, comê-lo, penso que possa significar falta de racionalismo, será? rs...Inpsiraste-me para o proximo post.

Beijinhos!

Unknown disse...

Sério? O coentro é muito apreciado na Bahia minha terrinha, é maravilhoso com peixe, quando o Zé fizer bacalhau fala pra ele colocar, vai ficar maravilhoso.
Beijos